SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberesValores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FISCHER, Nilton Bueno. Perplexidades, desafios e propostas na educação ambiental a partir da trajetória de um pesquisador. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.25-39. ISSN 0100-3143.

No presente artigo, procuro trazer a análise de vivências como sujeito atuante no campo ambiental, incluindo tanto atividades acadêmicas quanto inserções junto a coletivos de trabalhadores da reciclagem na periferia da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste sentido, problematizo alguns dos elementos que constituíram e/ou constituem perplexidades que compõem a história do campo em questão em suas complexidades baseadas na minha trajetória pessoal e profissional. Tais condições expressam-se nas conexões entre posicionamentos práticos e teóricos, aproximando minhas práticas de distintos referentes em uma caminhada que entrelaça educação popular e educação ambiental. Assim, apresento questões de ordem teórica e metodológica trazidas por autores como Brandão, Freire, Fonseca, Melucci, Leff, Carvalho e Unger, dentre outros, visando provocações reflexivas para ações de educação e pesquisa.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Educação Popular; Recicladores; Perplexidades; Trajetória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )