SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Perplexidades, desafios e propostas na educação ambiental a partir da trajetória de um pesquisadorLa educación ambiental: un objetivo transversal del profesor jefe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

GONZALEZ GAUDIANO, Edgar  e  KATRA, Lyle Figueroa de. Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.41-65. ISSN 0100-3143.

Neste artigo destacamos a vinculação entre valores concernentes ao meio ambiente e aos processos educativos formais. O sistema educacional mexicano assume as ações relacionadas ao meio ambiente como parte das ciências naturais, um enfoque já superado em outros países, inclusive em países menos desenvolvidos do que o México. Obviamente isso impede o entendimento da dimensão ambiental de muitos problemas sérios da nação, como o consumismo, a migração e a desigualdade social, para citarmos alguns. Propomos reflexões que nos instiguem a ressignificar a ética centrada no presente e nas relações interpessoais, para uma ética do futuro com ênfase nas relações entre seres humanos e destes com seu entorno.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Valores; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )