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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

HENNING, Paula Corrêa. Educação e inclusão: garantia de direitos na modernidade líquida. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.177-190. ISSN 0100-3143.

O presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade. Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se de uma figura hegemônica e emblemática ao falarmos em modernidade: a Igualdade. Provoca o pensamento acerca de novas configurações nessa episteme e problematiza discursos atuais da Igualdade, como a Inclusão nos espaços escolares em tempos de Modernidade Líquida. As Ciências Humanas com a produção de saberes legítimos vai compondo um campo de visibilidade ao discurso da Igualdade encarnado na proliferação do discurso de uma escola para todos.

Palavras-chave : Ciências Humanas; Educação; Episteme Moderna; Igualdade; Inclusão Escolar.

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