SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Leitura de uma onda: pesquisa e observaçãoEscola pública de horário integral: representações do jornal O Globo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CORSO, Helena Vellinho. Funções cognitivas: convergências entre neurociências e epistemogia genética. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.225-246. ISSN 0100-3143.

O conhecimento crescente das estruturas e das funções cerebrais vêm permitindo o incremento do estudo sobre as funções cognitivas, a partir da relação entre os processos psicológicos e as organizações cerebrais correspondentes. Neste contexto, o presente trabalho argumenta no sentido da pertinência de uma aproximação entre a explicação piagetiana, de um lado, e a explicação oferecida pelas neurociências, de outro, para o mesmo processo de conhecimento e de desenvolvimento cognitivo, buscando coerência e complementaridade entre as duas explicações. Detivemonos em alguns conceitos centrais da Epistemologia e Psicologia Genéticas - assimilação, acomodação, esquema e estádio de desenvolvimento - para depois buscar convergência entre esses conceitos psicológicos e o conhecimento sobre estrutura, funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso.

Keywords : Assimilação; Acomodação; Esquema; Estádio de Desenvolvimento; Cérebro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )