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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
CORSO, Helena Vellinho. Funções cognitivas: convergências entre neurociências e epistemogia genética. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.225-246. ISSN 0100-3143.
O conhecimento crescente das estruturas e das funções cerebrais vêm permitindo o incremento do estudo sobre as funções cognitivas, a partir da relação entre os processos psicológicos e as organizações cerebrais correspondentes. Neste contexto, o presente trabalho argumenta no sentido da pertinência de uma aproximação entre a explicação piagetiana, de um lado, e a explicação oferecida pelas neurociências, de outro, para o mesmo processo de conhecimento e de desenvolvimento cognitivo, buscando coerência e complementaridade entre as duas explicações. Detivemonos em alguns conceitos centrais da Epistemologia e Psicologia Genéticas - assimilação, acomodação, esquema e estádio de desenvolvimento - para depois buscar convergência entre esses conceitos psicológicos e o conhecimento sobre estrutura, funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso.
Palabras clave : Assimilação; Acomodação; Esquema; Estádio de Desenvolvimento; Cérebro.