SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Work and education: a chronical about an ambiguous political and epistemological relationWork and subjects of language problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

SCHWARTZ, Yves. A experiência é formadora?. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.35-48. ISSN 0100-3143.

Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.

Keywords : Ergologia; Saber; Experiência; Trabalho; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )