SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Trabalho e formação: crônica de uma relação política e epistemológica ambíguaProblemas de trabalho e questões de linguagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SCHWARTZ, Yves. A experiência é formadora?. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.35-48. ISSN 0100-3143.

Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.

Palabras clave : Ergologia; Saber; Experiência; Trabalho; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )