SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Problemas de trabalho e questões de linguagemEntre a inclusão social e a integração curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

RAMOS, Marise Nogueira. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à educação profissional. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.65-85. ISSN 0100-3143.

O texto aborda as implicações políticas e pedagógicas da integração entre educação básica e profissional na EJA, analisando o desafio de incorporar o trabalho nessa modalidade, sem submetê-la ao mercado e ao mito da empregabilidade. Para isto, recorre a pensadores do materialismo histórico-dialético, que possibilitam compreender o trabalho no seu sentido ontológico e histórico, bem como a relação entre trabalho, ciência e cultura. Retoma, de Marx e de Gramsci, a concepção de escola unitária e do trabalho como princípio educativo, para fundamentar o sentido da integração como formação unilateral dos trabalhadores. Ao discutir as implicações pedagógicas, expõe o desafio de o currículo proporcionar a integração de conhecimentos gerais e específicos, pela mediação dos processos de produção.

Palavras-chave : Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos; Trabalho como Princípio Educativo; Escola Unitária; Currículo Integrado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )