SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Between the social inclusion and the curriculum integration: PROEJA´s political and epistemological dilemmasTeaching science with technology: a methodological approach in the PROEJA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

LIMA FILHO, Domingos Leite. O PROEJA em construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.109-127. ISSN 0100-3143.

O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos.

Keywords : Ensino Médio; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos; Currículo Integrado; Política Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )