SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01O PROEJA em construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicosEducação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

REIS, Ernesto Macedo  e  LINHARES, Marília Paixão. Ensino de ciências com tecnologias: um caminho metodológico no PROEJA. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.129-150. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricular no ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Caso; Ambiente de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )