SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Ensino de ciências com tecnologias: um caminho metodológico no PROEJAEscola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CASTRO, Mad’Ana Desirée Ribeiro de; MACHADO, Maria Margarida  e  VITORETTE, Jacqueline Maria Barbosa. Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.151-166. ISSN 0100-3143.

O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional; Currículo Integrado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )