SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveisEJA, trabalho e educação na formação profissional: possibilidades e limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FRANZOI, Naira Lisboa et al. Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.167-186. ISSN 0100-3143.

O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Trabalho; Saberes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )