SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do SulO processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FURTADO, Eliane Dayse Pontes  e  LIMA, Kátia Regina Rodrigues. EJA, trabalho e educação na formação profissional: possibilidades e limites. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.187-206. ISSN 0100-3143.

A Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao longo de décadas de sua história percorreram caminhos difíceis e conturbados. Nesse sentido, a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos - V Confintea, em Hamburgo, na Alemanha, em 1997 trouxe a contribuição de um conceito ampliado de EJA, em que é destacada a presença da relação educação e trabalho, isto é, a integração entre qualificações técnicas e profissionais, como elemento importante para a participação do sujeito no processo de produção de bens da sociedade, bem como das necessidades individuais. Este artigo pretende discutir a articulação entre EJA, Trabalho e Educação, na formação profissional levantando as possibilidades de integração entre as áreas supracitadas problematizando os pontos de confluência entre as áreas e as possíveis dificuldades e possibilidades para consecução deste desafio, imprescindível para uma formação integral de sujeitos jovens e trabalhadores.

Palavras-chave : EJA; Trabalho e Educação; Educação Profissional e EJA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )