SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01EJA, trabalho e educação na formação profissional: possibilidades e limitesLiteratura e sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SILVA, Lisandra Oliveira e  e  MOLINA NETO, Vicente. O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.209-231. ISSN 0100-3143.

Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.

Palavras-chave : Processo de Identização; Docentes de Educação Física; Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )