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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
SILVA, Lisandra Oliveira e e MOLINA NETO, Vicente. O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.209-231. ISSN 0100-3143.
Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.
Palavras-chave : Processo de Identização; Docentes de Educação Física; Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.