SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01O processo de identização docente na rede municipal de Porto AlegreO adolescente e suas escolhas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SILVA, Andrea Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de  y  LACERDA, Nilma Gonçalves. Literatura e sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.233-251. ISSN 0100-3143.

Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.

Palabras clave : Literatura para Jovens; Educação; Sexualidade; Gravidez na Adolescência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )