SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Literatura e sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentesO sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SZAJDENFISZ, Bela Malvina  y  SADALA, Maria da Gloria. O adolescente e suas escolhas. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.253-263. ISSN 0100-3143.

O presente artigo incide sobre os processos de escolha na adolescência, baseando-se principalmente na teoria psicanalítica. Evidencia a importância do tema para o campo da educação, uma vez que as escolhas do adolescente são determinantes para as posições assumidas, posteriormente, como adulto. Além da incursão histórica sobre o tema, o artigo apresenta a concepção de adolescência para a psicanálise, utilizando as formulações sobre o sujeito do desejo e as operações de alienação e separação para analisar os processos de escolha, contrapondo a proposta psicanalítica às imposições do capitalismo com seu consumo desenfreado da imagem.

Palabras clave : Adolescência; Psicanálise; Escolha.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )