SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01O adolescente e suas escolhasConcepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

KUPFER, Maria Cristina. O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.265-281. ISSN 0100-3143.

No presente artigo, defende-se a tese de que a noção psicanalítica de sujeito do inconsciente difere das noções de sujeito presentes no campo da educação, mas está na base da Educação Terapêutica. O artigo examina inicialmente a noção de sujeito em Aristóteles e na Filosofia Moderna e investiga seu sentido em Freud e em Lacan. Em seguida, expõe a visão psicanalítica dos problemas de desenvolvimento da criança para propor no final a Educação Terapêutica, prática de tratamento e educativa que supõe a noção de sujeito do inconsciente. Alguns exemplos dessa prática são apresentados, com especial ênfase no ensino da escrita para crianças que apresentam vicissitudes em seu desenvolvimento psíquico.

Palavras-chave : Sujeito; Psicanálise; Educação; Educação Especial; Educação Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )