SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêuticaGestão educacional: interdições na participação e ação democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FERREIRA, Sílvia; MORAIS, Ana Maria  y  NEVES, Isabel Pestana. Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.283-309. ISSN 0100-3143.

O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein.Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.

Palabras clave : Educação Científica; Currículos; Princípios Ideológicos; Princípios Pedagógicos; Contexto Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )