SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Science curricula design: analysis of authors’ ideological and pedagogical principles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MARTINS, André Antunes. Gestão educacional: interdições na participação e ação democrática. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.311-325. ISSN 0100-3143.

Temos como objetivo específico para este trabalho, na medida em que ele deriva de nossa tese de doutorado1, discutir a gestão educacional a partir da perspectiva transversal. Consideramos que os diferentes elementos jurídico-constitucionais não fundam a democracia, mas, sim, as múltiplas ações da multidão que atuam transversalmente nos diferentes tempos/espaços escolares. Tendo essa compreensão, ressaltamos tanto uma conceituação diferenciada de gestão quanto a necessidade de situar o projeto políticopedagógico como dispositivo democrático transversal. Em conclusão, apresentamos para discussão o entendimento de que as interdições na participação político-pedagógica, existentes na escola e no sistema educacional, não são suficientes para impedir as ações efetivamente democráticas nos processos de gestão.

Keywords : Democracia; Transversalidade; Multidão e Gestão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )