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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MARTINS, André Antunes. Gestão educacional: interdições na participação e ação democrática. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.311-325. ISSN 0100-3143.

Temos como objetivo específico para este trabalho, na medida em que ele deriva de nossa tese de doutorado1, discutir a gestão educacional a partir da perspectiva transversal. Consideramos que os diferentes elementos jurídico-constitucionais não fundam a democracia, mas, sim, as múltiplas ações da multidão que atuam transversalmente nos diferentes tempos/espaços escolares. Tendo essa compreensão, ressaltamos tanto uma conceituação diferenciada de gestão quanto a necessidade de situar o projeto políticopedagógico como dispositivo democrático transversal. Em conclusão, apresentamos para discussão o entendimento de que as interdições na participação político-pedagógica, existentes na escola e no sistema educacional, não são suficientes para impedir as ações efetivamente democráticas nos processos de gestão.

Palabras clave : Democracia; Transversalidade; Multidão e Gestão.

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