SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A reforma escolar como performance e espetáculo político índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BALL, Stephen J.. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.37-55. ISSN 0100-3143.

Este artigo trata de uma discussão sobre a performance e a performatividade na educação e na política social. Parte de uma concepção de performance como medida de produtividade e desempenho e de performatividade como tecnologia, cultura e modo de regulação. Busca, então, realizar uma análise crítica das novas formas regulativas que derivam deste novo discurso de poder. Pretende, ainda, examinar a existência de uma atitude, de um posicionamento ético com o qual professores e pesquisadores, nos mais variados setores da educação, têm se deparado; atitude baseada na responsabilização e no empreendedorismo - termos que constituem, de um lado, parâmetros de trabalho e relação social e, de outro, que definem um modo de fazer e um modo de ser.

Palabras clave : Performatividade; Política Social; Educação; Produtividade; Responsabilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )