SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A reforma escolar como performance e espetáculo políticoNos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DUBOIS, Jérôme. Didática da performatividade espetacular. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.77-88. ISSN 0100-3143.

Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, em três casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo.

Palabras clave : Performatividade Espetacular; Didática; Teatro; Sociedade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )