SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectivaPedagogia da performance: do uso poético da palavra na prática educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.115-137. ISSN 0100-3143.

Este artigo conversa com a noção de infância proposta por Maurice Merleau-Ponty em seus Cursos na Sorbonne sobre a Psicologia e a Pedagogia da criança. O texto tem raiz nos resultados da pesquisa de pós-doutoramento da autora, pesquisa de criação dramatúrgica na metodologia de “trabalho em processo” cuja totalidade, entre etnografia, estudo das cenas de rua e criação de roteiros teatrais, permitiram-na propor a noção de criança performer. Trata-se de uma contribuição original com base na tradição fenomenológica, bem como na noção de culturas da infância. O artigo faz interlocução com o que estudiosos da cena contemporânea nomeiam performance e performer de modo a propor uma visão de criança performer, com foco especialmente voltado para a Pedagogia Teatral e a Educação Infantil.

Palabras clave : Primeira Infância; Relação Criança-Corpo; Maurice Merleau-Ponty; Perfomance.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )