SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A criança é performerPela recuperação da ação e do senso comum: para além do platonismo na educação popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Pedagogia da performance: do uso poético da palavra na prática educativa. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.139-156. ISSN 0100-3143.

O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. Eis, portanto, o imperativo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético - em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento - é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance.

Palabras clave : Educação; Performance; Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )