Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
PEREIRA, Marcelo de Andrade. Pedagogia da performance: do uso poético da palavra na prática educativa. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.139-156. ISSN 0100-3143.
O que é o ato pedagógico senão um anelo poético-político, um desígnio premeditado de constituição, formação e, ulteriormente, de transformação do indivíduo pela comunicação? É o anelo da comunicação que funda, de maneira expressa, o sujeito e seu conhecimento. Eis, portanto, o imperativo deste trabalho: encontrar e analisar os aspectos que materializam na palavra seu sentido, para daí verificar em que medida o uso da palavra poético - em detrimento de um uso de palavra meramente instrumental, com vistas à manipulação técnica do conhecimento - é um uso mais eficaz para a prática educativa. Pensa-se aqui, a performance como ação expressiva e a pedagogia como performance.
Palavras-chave : Educação; Performance; Comunicação.