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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BRAYNER, Flavio Henrique Albert. Pela recuperação da ação e do senso comum: para além do platonismo na educação popular. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.159-170. ISSN 0100-3143.

A idéia de senso comum sempre foi vista, na Educação Popular, como sinônimo de alienação ou de ingenuidade. O tema, na verdade, remonta a Platão. Ora, é preciso ressignificar o senso comum e não insistir em contrastálo com saber culto ou com ciência, mas com senso privado e entendê-lo como a possibilidade lingüística de construção de significados comuns para as nossas experiências. O objetivo desse artigo é mostrar que tal operação pode significar a reintrodução do político na educação como Ação (H. Arendt). Ação, Senso Comum e Educação podem ser rearticulados de forma a permitir, finalmente, uma saída do platonismo de que ainda sofre a teoria e a prática da Educação Popular.

Palabras clave : Senso Comum; Educação Popular; Ação.

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