SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Por uma pedagogia dionisíacaMovimentos sociais e escola pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BOTLER, Alice Happ. Cultura e relações de poder na escola. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.187-206. ISSN 0100-3143.

Cultura e Relação de Poder na Escola. Este artigo relata resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a cultura e as relações de poder na gestão escolar, na perspectiva das políticas educacionais contemporâneas brasileiras. A discussão conceitual trata da tensão entre a organização escolar centralizadora, por um lado e, por outro, a gestão coletiva emergente. Analisamos, via estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Recife, como o princípio democrático se concretiza na prática escolar reconhecida como democrática, caracterizada como articulação entre as perspectivas da regulação social e da emancipação. Os resultados apontam para uma diversidade de interpretações dos segmentos escolares a respeito da distribuição de poder na organização escolar, que se refletem em formatos organizacionais difusos inerentes à organização compartilhada em construção e espelham a diversidade cultural.

Palabras clave : Democracia; Gestão Escolar; Relações de Poder; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )