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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de. Movimentos sociais e escola pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.207-227. ISSN 0100-3143.

Neste ensaio refletimos acerca do potencial antagonístico de ações político-pedagógicas. Procedemos - pensando na articulação entre modelos de democracia e tradições políticas - a uma breve análise da emergência dos sistemas públicos de ensino vis-à-vis o processo de estruturação dos Estados nacionais. Estabelecemos, a partir de uma comparação crítica entre as experiências político-pedagógicas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vínculos epistemológicos entre educação, política, economia e cultura. Formulamos nossa crítica à noção republicana de unicidade do espaço público, para concluir que a construção de espaços político-culturais relativamente autônomos em relação à institucionalidade democrática é uma condição de possibilidade para a emergência de práticas político-pedagógicas antagonísticas.

Palavras-chave : Escola Pública; Movimentos Sociais; Narrativa; Democracia; Antagonismo.

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