SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Movimentos sociais e escola pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticosFluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

GARCIA, Maria Manuela Alves. Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPel. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.229-252. ISSN 0100-3143.

O artigo discute a reforma dos currículos escritos de sete cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), decorrente das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002, utilizando como fontes análise documental e dezesseis depoimentos orais de sujeitos que estiveram envolvidos com esse processo na Universidade. Tendo como campo teórico estudos no campo das políticas curriculares e a noção foucaultiana de poder-saber, destacam-se a correlação de forças e as disputas materiais e simbólicas que atuaram na reforma e os seus impactos em termos dos saberes da formação docente. O estudo conclui que a construção da política no contexto estudado teve efeitos contraditórios, implicando um movimento de homogeneização e diferenciação dos currículos e o avanço de uma tendência pragmatista na formação docente.

Palavras-chave : Política Curricular; Reforma; Licenciaturas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )