SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPelProfessores homens nas séries Iniciais: escolha profissional e malestar docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DIEHL, Vera Regina Oliveira  y  MOLINA NETO, Vicente. Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.253-277. ISSN 0100-3143.

Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, conseqüentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.

Palabras clave : Fluxo Migratório; Mudanças Sociais; Ação Pedagógica; Educação Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )