SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPelProfessores homens nas séries Iniciais: escolha profissional e malestar docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DIEHL, Vera Regina Oliveira  e  MOLINA NETO, Vicente. Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.253-277. ISSN 0100-3143.

Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, conseqüentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.

Palavras-chave : Fluxo Migratório; Mudanças Sociais; Ação Pedagógica; Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )