SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

POLLOCK, Linda. Educação e ensino cultural dos ingleses em casa de 1550 a 1800. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.17-35. ISSN 0100-3143.

Este artigo argumenta em prol de uma compreensão estendida do conceito de educação. Examina a socialização das crianças inglesas em casa no início do período Moderno. Analisa o papel desempenhado pelos pais na instrução religiosa e na educação acadêmica dos filhos. Investiga também como as crianças foram preparadas para o seu ambiente em sua cultura e sociedade. Os pais ingleses do início do período Moderno enfatizavam a importância dos bons modos, do respeito, da deferência à autoridade e da necessidade do respeito a um código moral. Embora os pais tivessem um conjunto de valores bem definido, que desejavam passar para os filhos, não era a sua pretensão obrigá-los a aceitar tais valores. Em vez disso, os pais queriam garantir que os filhos trabalhassem muito e compreendessem que os bons modos seriam recompensados.

Palavras-chave : Educação; Socialização; Modos; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )