SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Educação e ensino cultural dos ingleses em casa de 1550 a 1800Escuela en crisis? O educación imposible? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.37-58. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a idéia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de relações necessariamente libertadoras ou empoderadoras dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e informais de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos mundos cibernéticos levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.

Palavras-chave : Cultura Digital; Educação; Escolarização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )