SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Education sciences, schooling, and abjection: difference and the making of inequalityLife and death of childhood, between the human and the inhuman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

PAGNI, Pedro Angelo. Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.99-123. ISSN 0100-3143.

Este ensaio recupera o sentido original da infância para problematizar as ambições modernas de seu pleno governo por meio da arte pedagógica, na modernidade, e para analisar o seu potencial de resistência, na atualidade, discutindo as possibilidades desta se reconverter em práxis que requer o cuidado de si e daquela ser assumida como uma dívida por parte dos educadores. Para isso, recorreremos aos conceitos foucaultianos de governamentalização e de cuidado de si e à noção lyotardiana de dívida para com a infância. Dessa perspectiva teórico-conceitual, esperamos oferecer algumas pistas para que, como educadores, pensemos o cuidado com esse outro, na arte pedagógica, a partir da crítica filosófica aos abusos do poder e da recomendação socrática sobre o cuidado de si.

Keywords : Infância; Arte Pedagógica; Governamentalização; Cuidado de Si; Foucault; Lyotard.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )