SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Ciências da educação, escolarização e abjeção: diferença e construção da desigualdadeVida e morte da infância, entre o humano e o inumano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PAGNI, Pedro Angelo. Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.99-123. ISSN 0100-3143.

Este ensaio recupera o sentido original da infância para problematizar as ambições modernas de seu pleno governo por meio da arte pedagógica, na modernidade, e para analisar o seu potencial de resistência, na atualidade, discutindo as possibilidades desta se reconverter em práxis que requer o cuidado de si e daquela ser assumida como uma dívida por parte dos educadores. Para isso, recorreremos aos conceitos foucaultianos de governamentalização e de cuidado de si e à noção lyotardiana de dívida para com a infância. Dessa perspectiva teórico-conceitual, esperamos oferecer algumas pistas para que, como educadores, pensemos o cuidado com esse outro, na arte pedagógica, a partir da crítica filosófica aos abusos do poder e da recomendação socrática sobre o cuidado de si.

Palabras clave : Infância; Arte Pedagógica; Governamentalização; Cuidado de Si; Foucault; Lyotard.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )