SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de siEducação das crianças pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.125-138. ISSN 0100-3143.

Este texto parte do filósofo francês Jean-François Lyotard, que define a infância como um resto do inumano que todo ser humano deve abandonar para nascer. Recupera, com ele, a tarefa política de resistir ao esquecimento dessa infância, e o faz incorporando outros autores: Sócrates, que coloca a infância no reino de uma verdade tão justa quanto impossível de escutar; Rilke, que identifica a infância com as crianças e com a arte; Deleuze, que despega a infância da subjetividade que a inscreve numa trama de esquecimento de si. Finalmente, traz a crítica que o próprio Lyotard desdobra do totalitarismo contemporâneo focado na infância. As quatro leituras têm uma ligação política: trata-se de modos de resistir ao esquecimento da infância que constitui todo ser humano.

Palabras clave : Infância; J.-F. Lyotard; Sócrates; Rilke; Deleuze.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )