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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e risco. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.157-174. ISSN 0100-3143.

A noção de risco aqui em discussão, está associada a temas como poder e governamento, considerados segundo uma perspectiva pós-estruturalista. Tomando como centrais os conceitos de sociedade disciplinar, sociedade e dispositivos de segurança, normalização e risco, o trabalho examina, preliminarmente, algumas transformações nos modos como determinados grupos de crianças vieram a ser objetificados e como se tornaram alvo de alguma forma de cuidado ou assistência social. A seguir, problematiza a noção de risco, presente tanto nos discursos do cotidiano quanto nas políticas para a infância, para indicar sua associação a um tipo de racionalidade que orienta formas específicas de exercício do poder que se endereçam ao campo infantil.

Palavras-chave : Infância; Risco; Dispositivos de Segurança; Normalização.

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