SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Sobre meninas no papel: inocentes/erotizadas? As meninas hojeA educação profissional nos PPAs dos governos FHC e Lula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Morte da infância moderna ou construção da quimera infantil?. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.193-211. ISSN 0100-3143.

A emergência, no saber pedagógico da Modernidade, de duas figuras infantis - uma clássica e outra liberal - e a difusão ampla, massiva e conflitante de práticas relativas à segunda, no último século, são os argumentos que apresento neste artigo para dialogar com os discursos sobre a morte da infância moderna e/ou a emergência de uma figura infantil pós-moderna nas condições contemporâneas. Discuto que tal processo ternos-ia levado à produção de um amplo campo discursivo sobre a infância e, com ele, à emergência de uma quimera infantil: uma forma de subjetividade na qual se combinam os mais heterogêneos, incongruentes e diversos elementos e características que atribuímos às crianças.

Palavras-chave : Infância Moderna; Campo Discursivo; Quimera Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )