SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Morte da infância moderna ou construção da quimera infantil?Educação profissional na Ibero-América: um estudo do programa IBERFOP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A educação profissional nos PPAs dos governos FHC e Lula. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.215-235. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste texto é discutir os planejamentos plurianuais realizados no período do governo de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com destaque para a análise das políticas para a educação profissional do Brasil, sob o olhar das mudanças socioinstitucionais ocorridas no período, e também o caráter descentralizado das políticas adotadas. Para o alcance desse objetivo foi desenvolvida uma análise dos documentos oficiais dos planejamentos plurianuais produzidos durante o período de 1995-2007, além da análise de estudos de relatórios técnicos do IPEA sobre a matéria. A leitura desses relatórios justifica-se pela participação de técnicos do IPEA na elaboração e na avaliação dos PPAs. O artigo conclui que há um padrão de regulação no quadro das políticas de educação profissional após os anos 1990, centrado na adoção de políticas descentralizadas (de transferências de responsabilidades) e focado na população em risco social.

Palavras-chave : Educação Profissional; Planejamento; Descentralização; Democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )