SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Professional education in Ibero-America: a study of IBERFOP programmeLike many others: Maria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, alfabetismos e letramentos: trajetórias e conceitualizações. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.257-275. ISSN 0100-3143.

As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento - constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita - e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.

Keywords : Alfabetização; Alfabetismo; Letramento; Oralidade; Leitura e Escrita; Práticas e Eventos de Letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )