SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Educação profissional na Ibero-América: um estudo do programa IBERFOPComo tantas: Maria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, alfabetismos e letramentos: trajetórias e conceitualizações. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.257-275. ISSN 0100-3143.

As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento - constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita - e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.

Palabras clave : Alfabetização; Alfabetismo; Letramento; Oralidade; Leitura e Escrita; Práticas e Eventos de Letramento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )