SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Alfabetizações, alfabetismos e letramentos: trajetórias e conceitualizaçõesRazão cartesiana, matemática e sujeito: olhares foucaultianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de. Como tantas: Maria. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.277-302. ISSN 0100-3143.

O texto apresenta resultados de pesquisa sobre modos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Busca desnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questões de gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito que compõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. A pesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogias de gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticas profissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental, orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem e naturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontro com o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhando formas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem.

Palavras-chave : Saúde Mental; CAPS; Modos de Subjetivação; Relações Homoeróticas; Pedagogias de Gênero e de Sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )