Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes e FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Razão cartesiana, matemática e sujeito: olhares foucaultianos. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.303-322. ISSN 0100-3143.
O objetivo deste artigo é problematizar o que denominamos na contemporaneidade Razão Cartesiana, matemática e sujeito. Para tanto, inspiradas na trajetória teórica de Michel Foucault, lançamos olhares sobre essa produção discursiva, interpelando os efeitos produtivos dos modos de pensar razão, matemática e sujeito, tomados como verdadeiros nos espaços sociais, e, de modo especial, no ensino de matemática na escola. Analisamos, assim, como tal produção discursiva se propõe a, em meio a distinções, marcações de faltas, hierarquizações e normalizações, capturar vidas que, entretanto, sempre escapam.
Palavras-chave : Razão Cartesiana; Ensino de Matemática; Sujeito; Discurso.