SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Historical Knowledge in School Contexts: circulation, transformation and adjustment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

TUTIAUX-GUILLON, Nicole. O paradoxo francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.15-37. ISSN 0100-3143.

A cultura popular francesa contribui enormemente para a história. Em contrapartida, a didática da história - em seu sentido francês - é um tanto marginal, mesmo que tenha se desenvolvido fortemente desde a década de oitenta, em um contexto caracterizado por mudanças na sociedade e na escola, assim como na historiografia. A didática da história tem estudado os conteúdos, os objetivos e as práticas do ensino e do aprendizado da história, se apoiando em referências da epistemologia, ciências educacionais, psicologia, história da educação, etc., mas construindo suas próprias abordagens teóricas. Entretanto, a didática da história é pouco institucionalizada, não tem lugar na formação de professores e seus resultados são completamente reconstruídos quando transportados para a cultura profissional. Mesmo que sua influência no ensino seja parca - o ensino nas escolas secundárias teve poucas mudanças nas últimas décadas - a didática da história francesa mostra dinamismo e profundidade teórica.

Keywords : Cultura Histórica; Didática da História; Aprendizagem da História; Cultura Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )