SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01O paradoxo francês: cultura histórica significativa e didática da história incertaCartografias temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.39-58. ISSN 0100-3143.

Os saberes históricos ensinados e aprendidos no âmbito de uma situação escolar possuem ao menos um ponto comum com a história acadêmica: eles mobilizam uma mesma compreensão fenomenológica. A partir da análise do ensino de instituições e de acontecimentos, este estudo descreve alguns dos principais processos cognitivos - seleção de informação, interpretação figurativa, recursos à analogia e à metáfora - ancorados em esquemas de pensamento familiar aos alunos, que lhes permitem se apropriarem dos conhecimentos históricos. Considerando que a responsabilidade de uma aprendizagem escolar de história mobiliza igualmente outros registros de pensamento, a análise aponta alguns temas recorrentes que constituem momentos fortes onde os professores confrontam lógicas identitárias com hábitos e constrangimentos da situação didática.

Palabras clave : Epistemologia; História; Representações Sociais; Aprendizagem; Identidade Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )