SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptaçãoAbordagens históricas sobre a história escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CERRI, Luis Fernando. Cartografias temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.59-81. ISSN 0100-3143.

Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais.

Palavras-chave : Ensino de História; Metodologia da Pesquisa; Consciência Histórica; Aprendizagem Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )