SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Cartografias temporais: metodologias de pesquisa da consciência históricaUma pedagogia histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Abordagens históricas sobre a história escolar. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.83-104. ISSN 0100-3143.

O artigo aborda as pesquisas sobre a história do ensino de História desenvolvidas nos últimos anos sob diversas perspectivas e problemáticas. O objetivo é apresentar, a partir dos problemas colocados pelos pesquisadores, as pesquisas sobre a história da disciplina em seu percurso de escolarização. Situa a constituição da história do ensino no âmbito das pesquisas sobre o ensino de História, identificando as características dessa linha de investigação e os momentos em que se privilegiam estudos sobre a disciplina em perspectiva histórica. Apresenta dois momentos das pesquisas iniciadas a partir da década de 1980, destacando os fundamentos teóricos e metodológicos, situando-os nas fronteiras entre as pesquisas historiográficas e as educacionais.

Palabras clave : História Escolar; Currículo; Conhecimento Escolar; História da Disciplina; Forma Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )