SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Abordagens históricas sobre a história escolarCurrículo de história, políticas da diferença e hegemonia: diálogos possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Uma pedagogia histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.105-125. ISSN 0100-3143.

O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia da história escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.

Palavras-chave : Disciplina Escolar; Livro Didático; Ensino de História; Professor/Autor; Historiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )