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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ANHORN, Carmen Teresa Gabriel  y  COSTA, Warley da. Currículo de história, políticas da diferença e hegemonia: diálogos possíveis. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.127-146. ISSN 0100-3143.

Este texto tem por objetivo explorar a potencialidade analítica da hibridização entre movimentos teóricos para o avanço das pesquisas no campo do ensino de história. Operamos com as contribuições tanto da teoria social de discurso de Laclau e Chantal Mouffe como da teorização da história inseridas no paradigma da narratividade (Rusen, Ricoeur). Interessa-nos pensar esse campo como um espaço discursivo onde são travadas as lutas hegemônicas em nossa contemporaneidade em torno de dois fluxos de sentidos: o das identidades e o das temporalidades. Essa articulação teórica nos permitiu problematizar, nos fragmentos discursivos produzidos por alunos de história do terceiro ano do ensino médio, alguns argumentos presentes nas políticas de currículo dessa área, que disputam discursos fixadores de sentidos de identidade nacional.

Palabras clave : Currículo de História; Hegemonia; Temporalidade; Identidade; Identidade Narrativa.

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