SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01History curriculum, difference politics and hegemony: possible dialoguesEconomy, Religion and Moral: new fields for school history wars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

PEREIRA, Júnia Sales. Diálogos sobre o exercício da docência: recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.147-172. ISSN 0100-3143.

O texto apresenta reflexões sobre o papel da prática de investigação como elemento formativo para a docência, tendo como foco o interesse em conhecer e discutir acerca do que dizem professores/as da Educação Básica sobre a recepção e a prática da Lei 11.645/08 (que altera a Lei 10.639/03). Fundamentam o texto reflexões sobre a docência em história no diálogo com autores do campo da antropologia e dos estudos da linguagem. O foco da discussão recai sobre o valor formativo da reflexão acerca da polissemia verificada na recepção e prática da legislação recente sobre ensino de história em ambientes de partilha de dúvidas, dilemas e perspectivas que comparecem na escola neste contexto.

Keywords : Ensino de História; Recepção da Lei 11.645/08.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )